Segundo Lucien Febvre, “a história se faz com os documentos escritos, sem dúvida, quando eles existem. Mas ela pode ser feita, ela deve ser feita com tudo o que a engenhosidade do historiador lhe permitir utilizar.” Sobre as fontes históricas e o ensino de história, assinale a alternativa incorreta.
A valorização do documento como recurso imprescindível ao historiador foi um fenômeno do século XIX, sendo que os historiadores de então, consideraram o documento escrito como o fundamento do fato histórico
O ensino de História, comumente denominado de tradicional ou positivista, tinha objetivos claros e definidos e sua preocupação fundamental era ensinar a História para explicar a genealogia da nação
Com a difusão da Pedagogia da Escola Nova, a forma de usar o documento histórico em sala de aula foi modificado, contudo, o lugar do documento escrito, na relação ensino-aprendizagem, continuou a principal referência
O documento histórico deve ser trabalhado de forma que sua concepção e seu uso sejam ampliados, considerando-se os documentos iconográficos, as fontes orais e os testemunhos de História local