Imagem de fundo

Philippe Perrenoud, em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar” (2000), apresenta...

Philippe Perrenoud, em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar” (2000), apresenta várias situações sobre o direcionamento da aprendizagem. Uma das perspectivas citadas são as observações e balanços periódicos em relação aos alunos. Nesse sentido, quais as funções dessas observações e balanços na evolução do discente?


A

São fundamentais para que o aluno possa ter noção do ano em que se encontra.


B

São necessárias devido à necessidade de suscitar uma anamnese bem elaborada, contando com toda trajetória do aluno.


C

São fundamentais para decisões de aprovação ou de orientação necessárias e contribuem para estratégias de ensino-aprendizagem em um grau ou um ciclo.


D

São fundamentais para que o processo de ensino-aprendizagem tenha envolvimento dos alunos, pais, professores e equipes diretivas.


E

São exclusivamente para que não haja falha no processo de ensinagem.