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O fruto mais imediato da LDB 9394/1996 foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, um m...

O fruto mais imediato da LDB 9394/1996 foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, um modelo de currículo para ser seguido em todas as unidades nacionais. “[...] os PCN configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional [...]” (BRASILSEF, 1997, p.13). É correto afirmar com relação aos PCNs:


I. A interdisciplinaridade proposta nos PCN é uma atitude epistemológica que ultrapassa os hábitos intelectuais estabelecidos ou mesmo os programas de ensino. Constitui-se numa nova pedagogia cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a instauração de uma prática dialógica.

II. Propõe metodologias para o trabalho grupal, elegendo a trans-disciplinaridade como modus operandi do trabalho pedagógico.

III. Propõe a transversalidade como uma forma de abordar o conhecimento, na sala de aula, concebendo-o como algo dinâmico, não acabado, passível de transformação e de se relacionar as questões da vida.

IV. A Didática que permeia a organização dos PCNs coloca os temas transversais como novos conteúdos que abordam de forma questionadora e crítica problemas que estão no centro das preocupações sociais atuais.


É correto o que se afirma em:

A

I, II, III e IV.

B

II e III.

C

IV e I.

D

I e III.