Questão de concurso
1
Q1680668
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: CMM Assessoria e Consultoria em Gestão Pública - CMM
Prova: CMM - Prefeitura de Bataguassu - Prefeitura de Bataguassu - Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano

O processo de aquisição da leitura e da escrita se inicia muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, mesmo sem frequentar a escola, começa a tomar contato com materiais escritos, em casa, na rua, ou em qualquer lugar onde se encontre. Sobre tal processo, é CORRETO afirmar que:

A

A criança pensa sobre a escrita, formulando hipóteses sobre ela, como maneira de compreender o que significa. Essas hipóteses acontecem em todas as crianças e vão evoluindo desde a fase pré-silábica, na qual ainda não há intenção de representar através da escrita os aspectos sonoros da fala, até chegar ao padrão alfabético, que é aquele no qual a criança associa sons falados a letras escritas.

B

O início do aprendizado do sistema alfabético, para a leitura ou a escrita, requer que a criança desenvolva competências metalinguísticas que lhe permitam direcionar sua atenção para os diferentes segmentos das palavras e associando cada som identificado com uma letra específica, co-articulá-lo, compondo oralmente a palavra lida, ou identificando a letra correspondente, escrever a palavra pretendida.

C

Fatores como os processamentos da informação fonológica podem ser considerados fundamentais nos momentos iniciais do aprendizado.

D

Os mecanismos do aprendizado da leitura e da escrita contêm elementos comuns, e a literatura é unânime ao tentar descrever como as duas formas se articulam.