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No documento Indagações sobre Currículo, o texto de Antônio Flávio Barbosa Moreira e Ve...

No documento Indagações sobre Currículo, o texto de Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau apresenta questões que consideram significativas para o desenvolvimento do currículo em nossas escolas, na perspectiva da promoção de uma educação de qualidade para todos e todas, democrática, relevante do ponto de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente orientada. Dentre as questões apresentadas, os autores defendem um currículo que

A

derive do modo como a educação é historicamente concebida, por isso é sempre hegemônica e por seu caráter histórico não comporta alterações.

B

deva evitar tratar de questões culturais, preponderantes na esfera cultural na organização de nossa vida social contemporânea, pois não se relacionam ao currículo formal.

C

trate dos conhecimentos ensinados na escola, os saberes e as práticas tais como funcionam em seus contextos de origem, pois são cópias contextualizadas dos conhecimentos socialmente construídos.

D

caminhe na contramão do processo de transposição didática, durante o qual usualmente se costumam eliminar os vestígios da construção histórica dos saberes.

E

se desenvolva no espaço escolar e deve impedir que as lutas em torno dos diferentes significados sobre o social e sobre o político se concentrem e se desdobrem.