No documento Indagações sobre Currículo, o texto de Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau apresenta questões que consideram significativas para o desenvolvimento do currículo em nossas escolas, na perspectiva da promoção de uma educação de qualidade para todos e todas, democrática, relevante do ponto de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente orientada. Dentre as questões apresentadas, os autores defendem um currículo que
derive do modo como a educação é historicamente concebida, por isso é sempre hegemônica e por seu caráter histórico não comporta alterações.
deva evitar tratar de questões culturais, preponderantes na esfera cultural na organização de nossa vida social contemporânea, pois não se relacionam ao currículo formal.
trate dos conhecimentos ensinados na escola, os saberes e as práticas tais como funcionam em seus contextos de origem, pois são cópias contextualizadas dos conhecimentos socialmente construídos.
caminhe na contramão do processo de transposição didática, durante o qual usualmente se costumam eliminar os vestígios da construção histórica dos saberes.
se desenvolva no espaço escolar e deve impedir que as lutas em torno dos diferentes significados sobre o social e sobre o político se concentrem e se desdobrem.