Em O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, Telma Weisz defende uma escola aberta à diversidade cultural, social e também individual. Nesse sentido, considera-se que as formas de aprender diferem, que os tempos de aprendizagem também, e que não há sentido em sonhar com todos os alunos caminhando igualmente em seu processo de construção do conhecimento. Para a autora, o mau desempenho escolar pode ser fruto de diferentes circunstâncias ou razões, que precisam ser consideradas quando se pensa a intervenção pedagógica. Segundo ela, para o professor ter o empenho necessário a fim de identificar o que os alunos sabem ou não e, a partir daí, planejar as intervenções que podem ajudá-los a avançar em sua aprendizagem, é preciso que ele
centralize em sua figura de professor o trabalho pedagógico, de modo a fornecer aos alunos maior segurança.
explique com calma e repetidamente os conceitos em relação aos quais os alunos ainda têm dúvidas.
pratique regularmente atividades de estímulo ao relaxamento, à concentração e à atenção, por exemplo, mindfullness.
reconheça a importância de sua autoridade, tanto como adulto quanto como detentor de conhecimento especializado.
acredite que os alunos podem aprender e esteja convencido de que pode de fato ensiná-los.