Imagem de fundo

O processo ensino-aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrat...

O processo ensino-aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrativa, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas. Nessa etapa, a avaliação deve ter como objetivos auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecer a autoestima da criança e orientar as ações pedagógicas. Segue abaixo instrumentos que podem auxiliar os docentes no processo de avaliação na Educação Infantil.


(I) Diagnóstico

(II) Observação

(III) Relatórios

(IV) Portfólio


Enumere as lacunas abaixo de acordo com os instrumentos de avaliação acima.


(__)Torna-se significativa pelas intenções de quem o organiza, do aluno e também da família. Não há sentido em coletar trabalhos dos alunos para mostrá-los aos pais somente como instrumento burocrático. Ele precisa constituir-se um conjunto de dados que apresente avanços, mudanças conceituais, novos jeitos de pensar e de fazer pelos quais o estudante passou.

(__)Deverão registrar os eixos norteadores trabalhados e as reações do aluno diante das propostas oferecidas. Para cada eixo, redija um pequeno texto, sempre levando em consideração o progresso do aluno. Cuidado para que esse não seja apenas um registro contendo "o comportamento que a criança apresentou".

(__)É essencial para se ter um bom projeto pedagógico na educação infantil e identificar possíveis dificuldades dos alunos. Fazendo o professor consegue selecionar os materiais ideais, planejar atividades adequadas e fazer perguntas que orientem as crianças a entender melhor o mundo e o ambiente escolar que as rodeia.

(__)Registrar o perfil do aluno e a fase do desenvolvimento em que ele se encontra no início do ano letivo.


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a sequencia de cima para baixo.

A

IV, I, II, III.

B

IV, III, II, I.

C

I, II, III, IV.

D

IV, II, III, I.