Educar e cuidar são aspectos indissociáveis na Educação Infantil e devem promover o desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas. Essa compreensão busca romper com uma concepção dessa primeira etapa da Educação Básica que separa os cuidados às crianças de O a 3 anos de idade na creche e a educação às crianças de 4 a 5 anos de idade na pré-escola. Desse modo, compreende-se que as necessidades das crianças, mesmo quando biológicas, são interpretadas segundo o olhar e os valores que orientam a compreensão do que é ser humano e as intencionalidades do trabalho pedagógico com a criança pequena. Isso implica um entendimento das especificidades do ser criança como algo cultural e não natural.
O texto acima expressa uma compreensão de trabalho pedagógico na Educação Infantil que possui como premissa:
As ações de cuidado na Educação Infantil como sendo todas aquelas que contribuem para aprendizagens e desenvolvimento da criança, conhecendo cada criança com suas especificidades.
Para o cuidar, é necessário, primeiramente, perceber quais são as necessidades da criança, compreendendo essa criança como um sujeito passivo dentro da relação.
As ações de cuidado na Educação Infantil como todas as que envolvem a higiene da criança pequena.
A vinculação do desenvolvimento intelectual da criança com sua origem biológica