“A palavra fracasso significa falhar, ter mau êxito, em algum empreendimento. A palavra, no âmbito escolar, serve para classificar o aluno que não atende à expectativa de aprendizagem de professores, pais, dirigentes escolares e/ou sistemas governamentais de avaliação. O significado de fracasso é, então, socialmente construído em razão das expectativas gerais da sociedade” (VOSS, 2014). O pensamento destacado remete ao tema do fracasso escolar. Para avaliar o desempenho das escolas brasileiras, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) criou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em relação ao desempenho/fracasso escolar dos estudantes do ensino básico, é correto afirmar que:
O fracasso escolar é uma questão complexa que envolve dinâmica escolar, relação professor-aluno, sociedade, política, cultura e cognição.
O IDEB, em seus resultados, revela o fim do fracasso escolar no sistema de ensino público brasileiro.
No geral, o IDEB vem constatando que é pior o desempenho de alunos de escolas particulares do que das públicas.
O fracasso escolar é responsabilidade dos professores.
A avaliação observada nas estatísticas nacionais sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas leva em conta a desigualdade social.