Leia o excerto a seguir:
“Embora o processo de conceitualização seja um processo único e integrado, Vygotsky destaca a necessidade de diferenciarmos a atividade mental centrada sobre a vida cotidiana e a expressão que a ela se liga, da elaboração sistematizada na escola, tendo em vista as diferentes condições externas e internas de elaboração em cada uma dessas situações.” (Fontana, R. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996)
Assinale a alternativa que corresponde à diferenciação mencionada pela autora, entre a mediação adulta na vida cotidiana e no contexto escolar.
Apesar das diferenças existentes entre os conceitos espontâneos (em geral, elaborados na vida cotidiana) e os conceitos sistematizados (em geral, elaborados na escola), no processo de elaboração da criança eles se articulam dialeticamente.
Apesar das diferenças existentes entre os dois contextos de aprendizagem, ambos se complementam, não sendo possível considerar que um ou outro desempenha papel decisivo na elaboração conceitual.
A aprendizagem é favorecida no contexto escolar, porque a criança apenas organiza seu processo de elaboração mental quando elabora ou apreende conceitualmente a palavra do adulto.
A aprendizagem é favorecida na vida cotidiana, porque o processo de desenvolvimento precede o processo de ensino e aprendizagem sediado especificamente na escola.
No contexto escolar, as palavras utilizadas pelo adulto e pela criança equivalem-se funcionalmente, ao passo que, na vida cotidiana, a generalização conceitual é mais explícita.