Imagem de fundo

Leia o excerto a seguir: “Embora o processo de conceitualização seja um processo único ...

Leia o excerto a seguir:


“Embora o processo de conceitualização seja um processo único e integrado, Vygotsky destaca a necessidade de diferenciarmos a atividade mental centrada sobre a vida cotidiana e a expressão que a ela se liga, da elaboração sistematizada na escola, tendo em vista as diferentes condições externas e internas de elaboração em cada uma dessas situações.” (Fontana, R. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996)


Assinale a alternativa que corresponde à diferenciação mencionada pela autora, entre a mediação adulta na vida cotidiana e no contexto escolar.

A

Apesar das diferenças existentes entre os conceitos espontâneos (em geral, elaborados na vida cotidiana) e os conceitos sistematizados (em geral, elaborados na escola), no processo de elaboração da criança eles se articulam dialeticamente.

B

Apesar das diferenças existentes entre os dois contextos de aprendizagem, ambos se complementam, não sendo possível considerar que um ou outro desempenha papel decisivo na elaboração conceitual.

C

A aprendizagem é favorecida no contexto escolar, porque a criança apenas organiza seu processo de elaboração mental quando elabora ou apreende conceitualmente a palavra do adulto.

D

A aprendizagem é favorecida na vida cotidiana, porque o processo de desenvolvimento precede o processo de ensino e aprendizagem sediado especificamente na escola.

E

No contexto escolar, as palavras utilizadas pelo adulto e pela criança equivalem-se funcionalmente, ao passo que, na vida cotidiana, a generalização conceitual é mais explícita.