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Segundo Ropoli (2010), os sistemas educacionais constituídos a partir da oposição - alu...

Segundo Ropoli (2010), os sistemas educacionais constituídos a partir da oposição - alunos normais e alunos especiais - sentem-se abalados com a proposta inclusiva de educação, pois além de criarem espaços educacionais distintos para seus alunos, a partir de uma identidade específica, esses espaços estão organizados pedagogicamente para manterem tal separação, definindo as atribuições de seus professores, currículos, programas, avaliações e promoções dos que fazem parte de cada um desses espaços.


De acordo com Ropoli (2010), na perspectiva da inclusão escolar, a(s) identidade(s)

A

especial mantém alguns alunos nos grupos dos diferentes ou excluídos, ou seja, nos grupos dos alunos com necessidades educacionais especiais, com dificuldade de aprendizagem e dos portadores de deficiências.

B

se ordenam e são definidas em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/ feminino, pobre/rico).

C

normal é tida como natural, estável, permanente, acabada, homogênea, generalizada, universal e positiva em relação às demais.

D

são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos.

E

padrão é eleita como norma, é privilegiada em relação às demais e é a partir dela que as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas.