Imagem de fundo

Na Marinha, a atuação do pedagogo em espaços escolares se concentra, principalmente, na...

Na Marinha, a atuação do pedagogo em espaços escolares se concentra, principalmente, nas áreas de Orientação Educacional e de Orientação Pedagógica, sendo o planejamento uma das ações desenvolvidas por esse profissional, com o fito de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas Organizações Militares do Sistema de Ensino Naval. Nessa direção, é importante considerar que determinadas qualidades são identificadas como imprescindíveis para que o planejamento e seu produto (planos ou projetos) possam garantir a qualidade da ação a ser desencadeada. Algumas dessas qualidades aparecem enumeradas na literatura sob a denominação de princípios, que se constituem em critérios indispensáveis a serem observados na realização do planejamento. Esses princípios devem estar interligados de forma interdependente na prática de planejar. De acordo com Lück (2009), no que se refere ao principio denominado como direcionamento, é correto afirmar que

A

diz respeito ao grau em que o plano ou projeto de ação oferece condições de apresentar meios de superação das problemáticas que focaliza, de maneira abrangente e transformadora, por visualizá-las em seu contexto adequadamente compreendido.

B

relaciona-se ao encadeamento das propostas apresentadas no plano a ser elaborado, em relação aos planos anteriores, de modo a evitar a perda da história pedagógica da Orientação Educacional e da escola.

C

diz respeito á capacidade de aplicação e de implementação dos planos ou projetos, que corresponde à sua condição de ser exequível, factível, praticável, dentro do escopo do tempo previsto, e segundo seu calendário.

D

implica que haja maior consistência e permanência em relação às questões essenciais e fundamentais e à possibilidade de variação, no contexto dessas questões, quanto a aspectos acidentais e secundários.

E

refere-se à condição do plano de apresentar de forma clara, precisa e objetiva, diretrizes de ação; especificar, adequadamente, que efeitos pretende produzir; e orientar a sua efetivação, mediante a descrição do que se pretende fazer e em que circunstâncias.