A escola deve ser capaz de trabalhar um currículo significativo e estar preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, com uma proposta político-pedagógica alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica. Na concepção de Paulo Freire, o educador deve ensinar os conteúdos de sua disciplina com rigor e, com rigor, cobrar a produção dos educandos, mas não deve esconder a sua opção política na neutralidade impossível de seu fazer. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico não é
um processo permanente de reflexão e discussão de problemas na escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
um simples agrupamento de planos e de atividades diversas a ser executado por todos os participantes.
o instrumento que define a proposta educacional, o planejamento das ações no ambiente da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como realizá-las.
um instrumento teórico-metodológico que visa a ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano na escola.
um projeto que reúne propostas de ações concretas durante determinado período de tempo e que considera a escola como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos.