É notável o aumento gradativo da presença das tecnologias no processo ensino/aprendizagem, modificando a maneira como a educação se desdobra, o que parece ser um caminho sem volta. O Ensino Híbrido ou Blended Learning - termo de curadoria do Instituto Clayton Christensen - é um dos mais recentes formatos de educação. O termo vem sendo utilizado com grande ênfase na área de educação e causando inúmeras reflexões entre corpos docentes e equipes pedagógicas. As práticas híbridas incorporam as principais características tanto da sala de aula tradicional quanto do ensino on-line. Sobre o Ensino Híbrido, considere as afirmativas abaixo:
I- Certas práticas de organização de aula do Ensino Híbrido são consideradas disruptivas em relação às salas de aula tradicionais, por não incluírem a sala de aula tradicional em forma plena.
II- O principal ponto fraco das abordagens baseadas no Ensino Híbrido é a dificuldade de aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.
III- No Ensino Híbrido, as tarefas muitas vezes contribuem para o protagonismo discente, porém, por definição, no Ensino Híbrido, o docente ainda é o foco central do processo educativo. É o professor que provê condições para que construções educativas com a participação levem ao êxito do processo de ensino e aprendizagem.
IV- A rotação de laboratório é uma técnica de ensino utilizada.
V- Em suas diretrizes, é possível verificar que, diferentemente de abordagens baseadas em problemas, no Ensino Híbrido o aluno não necessita se preparar antes da aula.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.