Imagem de fundo

O desenho, a seguir, produzido no século XIX pelo francês Jean Marc Cotê, ilustra uma a...

O desenho, a seguir, produzido no século XIX pelo francês Jean Marc Cotê, ilustra uma alternativa de como seria uma escola do futuro no imaginário da época.


(Disponível em: https:commons.wikimedia.org/wiki/File:France_in_XXI_Century._School. jpg . Acesso em: 31 out. 2018)


Considerando as circunstâncias pedagógicas apresentadas na imagem e as possíveis características do modelo social por detrás delas, de acordo com os conhecimentos trabalhados pelo autor Cipriano C. Luckesi, na obra Avaliação da Aprendizagem Escolar (2002), é possível afirmar que a prática de avaliação escolar, mais condizente com o contexto representado, possui um caráter

A

libertador, tendo por objetivo a mera reprodução e conservação da sociedade e a domesticação dos educandos.

B

diagnóstico, voltado para o desenvolvimento da autonomia e de competências para a participação democrática na vida social.

C

classificatório, situado no bojo de uma pedagogia preocupada com a transformação social em detrimento da conservação do modelo social vigente.

D

autoritário, visando, por meio de seu cunho disciplinador, ao enquadramento dos estudantes nos parâmetros de equilíbrio social previamente estabelecidos.

E

renovador, centrado no processo de aprendizagem, na espontaneidade da produção do conhecimento por parte do educando e em suas diferenças individuais.