O desenho, a seguir, produzido no século XIX pelo francês Jean Marc Cotê, ilustra uma alternativa de como seria uma escola do futuro no imaginário da época.
(Disponível em: https:commons.wikimedia.org/wiki/File:France_in_XXI_Century._School. jpg . Acesso em: 31 out. 2018)
Considerando as circunstâncias pedagógicas apresentadas na imagem e as possíveis características do modelo social por detrás delas, de acordo com os conhecimentos trabalhados pelo autor Cipriano C. Luckesi, na obra Avaliação da Aprendizagem Escolar (2002), é possível afirmar que a prática de avaliação escolar, mais condizente com o contexto representado, possui um caráter
libertador, tendo por objetivo a mera reprodução e conservação da sociedade e a domesticação dos educandos.
diagnóstico, voltado para o desenvolvimento da autonomia e de competências para a participação democrática na vida social.
classificatório, situado no bojo de uma pedagogia preocupada com a transformação social em detrimento da conservação do modelo social vigente.
autoritário, visando, por meio de seu cunho disciplinador, ao enquadramento dos estudantes nos parâmetros de equilíbrio social previamente estabelecidos.
renovador, centrado no processo de aprendizagem, na espontaneidade da produção do conhecimento por parte do educando e em suas diferenças individuais.