A avaliação institucional tem como objetivo principal avaliar o contexto escolar com uma visão abrangente do processo educativo, o que permite a identificação das fragilidades e das potencialidades da unidade escolar, a fim de promover uma reflexão, visando à melhoria da qualidade social da educação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta acerca dos conceitos e das diretrizes necessárias para que ocorra uma eficiente avaliação institucional.
A avaliação institucional da escola, como o próprio nome já diz, serve para fazer um levantamento de como a escola está gerindo seus recursos e seu pessoal, buscando sempre a majoração dos retornos financeiros e acadêmicos que cada instituição visa a obter em um certo período de tempo.
A avaliação institucional limita-se a avaliações individuais e concisas das pessoas que compõem o sistema educacional, propiciando um melhor entendimento de como estão sendo acolhidos os projetos pedagógicos e avaliativos na comunidade escolar.
O processo de avaliação institucional é formalizado pela participação direta do gestor público responsável pela educação naquela região, o qual está autorizado, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.o 9.394/1996), a realizar esse tipo de avaliação em nome da comunidade escolar, não tendo a instituição de ensino autonomia administrativa para a execução dessa avaliação.
O processo de avaliação institucional consiste em elaborar críticas às ações e aos resultados obtidos pela instituição de ensino, sendo um processo contínuo, geral, específico, com o objetivo de integrar ações para o aperfeiçoamento da prestação do ensino.
A avaliação institucional possui caráter informal, não necessitando da participação da comunidade escolar, dos professores e dos alunos para que seja realizada, haja vista não ter influência na tomada de decisões da escola.