O Projeto Político Pedagógico (PPP) é concebido como planejamento dialógico da escola e como documento norteador das práticas escolares institucionais com base nos princípios e diretrizes educativas. Sua articulação com a prática pedagógica denota as finalidades, o papel social e os caminhos que a escola deve percorrer para a construção e consolidação de uma escola democrática.
Como instrumento que explicita a intencionalidade e retrata a identidade da escola, o PPP eleva sua importância e relevância quando construído coletivamente por todos os segmentos que participam da vida escolar, em uma perspectiva mais ampla, crítica e reflexiva no sentido de mudanças em torno da realidade existente para a realidade desejada.
REZENDE. Lucia Maria Gonçalves de; VEIGA, IIma Passos Alencastro (Org.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, IIma Passos Alencastro. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. 13ª. ed. Campinas: Papirus, 2008. (adaptado)
Tendo como referência o texto acima e os pressupostos relativos ao tema apresentado por Ilma, avalie as afirmações a seguir.
I. Ao se constituir como processo participativo de decisões, o projeto político pedagógico preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições, elimine as relações competitivas, corporativas e autoritárias, quebre a rotina de mando pessoal e racionalizado da burocracia dando lugar às relações horizontais na escola.
II. Compreendendo o PPP como um projeto permeado de intenções, a sua elaboração deve constituir-se em uma tarefa exclusiva do gestor ou supervisor escolar visando atender as demandas pedagógicas e administrativas da escola.
III. O processo de construção do PPP aglutinará crenças, convicções, conhecimento da comunidade escolar e o contexto social e científico, constituindo-se como campo político e pedagógico coletivo.
IV. A construção coletiva do PPP ao discutir sobre o trabalho pedagógico numa perspectiva mais ampla fortalece a própria autonomia da escola, que envolve apenas as dimensões pedagógica e financeira.
V. Como proposta de qualidade o PPP deve apresentar algumas características, entre elas conter opções explícitas em direção à superação de problemas, no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, II, III e V.
I, III e V.