Leia o trecho a seguir.
“A utilização de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas pode promover nos alunos a potencialização do aprendizado e a reflexão sobre o estabelecimento de um percurso para a construção compartilhada de novos saberes, agregando conhecimentos prévios e transformando-os para serem utilizados no preenchimento de lacunas cognitivas.”
Fonte: FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação. 2016.
Sobre a utilização dos mapas conceituais como ferramentas de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Os mapas conceituais podem ser pensados como ferramentas para negociar significados, pois são representações explícitas e abertas de conceitos e proposições, e permitem que docentes e alunos compartilhem significados.
Os mapas conceituais, considerados ferramentas didático-pedagógicas, possibilitam a representação gráfica do conhecimento e podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desde que sua aplicação não seja planejada com base nos objetivos que se pretende alcançar.
Enfatizar a estrutura conceitual de uma disciplina e o papel dos sistemas conceituais no seu desenvolvimento é uma das desvantagens de se utilizar o mapa conceitual como ferramenta didático-pedagógica.
Se o mapa não tiver significado para os alunos, eles poderão encará-lo apenas como algo mais a ser memorizado. Tal fato é considerado uma vantagem da utilização do mapa conceitual como ferramenta didático-pedagógica.
Ao utilizar mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, em atividades na sala de aula, não se deve compreender as experiências vivenciadas com os alunos como importantes para se construir um conhecimento compartilhado.