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Ao longo da historicidade da educação especial, muitas mudanças foram estruturadas no p...

Ao longo da historicidade da educação especial, muitas mudanças foram estruturadas no processo de atendimento as pessoas com deficiência. Uma dessas transformações refere-se à semântica da expressão pessoas portadoras de deficiência para pessoas com deficiências e pessoas com necessidades educacionais especiais, lógico que cada uma das adjetivações sempre esteve inserida em um paradigma de atendimento: segregação, interação social e inclusão.


SOUZA, Ivan Vale de. Educação especial no Brasil: percurso e avanços. In: SOUZA, Ivan Vale de (org.). Educação Inclusiva no Brasil: história, gestão e políticas. Jundiaí: Paco Editorial, 2019 (adaptado).


Considerando o texto-base e o percurso histórico da educação especial, avalie as afirmações a seguir:


I. No Brasil, o marco histórico da educação especial estabeleceu-se no final do século XIX com a criação do Instituto dos Meninos Cegos em 1854, hoje Instituto Benjamin Constant (IBC), e o Instituto dos Surdos (INES), ambos no Rio de Janeiro.

II. As pessoas com deficiência no modelo de segregação eram vistas como anormais e precisavam estar segregadas da sociedade.

III. No ano de 1973 foi criado o Centro Nacional de Educação Especial, que em 1986, por apresentar relevante necessidade, foi transferido para a Secretaria de Educação Especial, a qual foi extinta em 1990, passando suas atribuições para a Secretaria Nacional da Educação Básica.

IV.A educação especial no paradigma da interação social era necessário apenas ao deficiente interagir e socializar-se na sociedade.

V. A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira veio a ocorrer somente no final dos anos de 1950 e início da década de 1960 do século XX.


É correto apenas o que se afirma em:

A

I e III, apenas.

B

I, II e IV, apenas.

C

III e IV, apenas.

D

II e IV, apenas.

E

I, II, III, IV e V.