O planejamento de ensino, também chamado de planejamento da ação pedagógica, é a particularização e operacionalização do plano curricular e parte integrante do Projeto Político Pedagógico em toda sua extensão. Nele estão refletidas as intenções educativas através da organização dos conteúdos e definição dos objetivos ou das expectativas de aprendizagem, ou seja, como o ensino será orientado e as atividades de ensino e aprendizagem que o professor selecionará para conduzir suas aulas com o propósito de cumprir as finalidades educativas. Dessa forma, organizar os conteúdos é estruturar a sequência lógica em que eles serão apresentados ao aluno.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática Geral. Rio Janeiro: LTC, 2019 (adaptado).
Considerando os pressupostos de Malheiros sobre planejamento de ensino e seus componentes é correto afirmar que a organização dos conteúdos deve ser organizada considerando os seguintes critérios:
Grau de dificuldade, continuidade e integração.
Continuidade, sequência e integração.
Relevância dos conteúdos, grau de dificuldade, interação.
Continuidade, grau de dificuldade, importância do conteúdo.
Sequência, importância do conteúdo, grau de dificuldade.