Dermeval Saviani em seu livro Escola e Democracia (2008), no capítulo “As teorias da educação e o problema da marginalidade” destaca o grande número de estudantes que desertavam das escolas em condições de semi-analfabetismo ou de analfabetismo potencial e o amplo contingente de crianças que mesmo em idade escolar não têm acesso à escola e que, portanto, encontram-se a priori marginalizadas dela. No tocante à questão da marginalidade, Dermeval Saviani classifica as teorias educacionais em dois grupos, denominando-as de “teorias não-critícas” e “teorias crítico-reprodutivista”. Em relação às teorias não-críticas, Saviani relaciona a “Pedagogia Tradicional”, “Pedagogia Nova” e “Pedagogia Tecnicista”.
1- Pedagogia Tradicional
2- Pedagogia Tecnicista
3- Pedagogia Nova
( ) O marginalizado não é, propriamente, o ignorante, mas o rejeitado. A aprendizagem seria uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os estudantes e entre estes e o professor.
( ) A escola surge como um instrumento para equacionar o problema da marginalidade. Seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente.
( ) Inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.
Tendo como referência o texto de Saviani supracitado, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, relacionando a primeira coluna com a segunda.
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
1, 3, 2