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Selma Garrido Pimenta considera que a identidade profissional do professor se constrói,...

Selma Garrido Pimenta considera que a identidade profissional do professor se constrói, dentre vários aspectos, “pelo significado que cada professor, enquanto autor e ator, confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida o ser professor”. (PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógico e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.) Sobre a definição dos saberes da docência, enumere os enunciados a seguir, de acordo com definição apresentada pela autora.


( 1 ) Os saberes da docência – a experiência

( 2 ) Os saberes da docência – o conhecimento

( 3 ) Os saberes da docência – saberes pedagógicos


I. ( ) são aqueles que, por meio de um trabalho coletivo e interdisciplinar, contribuem com o processo de humanização de professores e alunos, numa perspectiva de inserção crítica e transformadora;

II. ( ) são aqueles que os professores fazem uso para preparar as crianças e os jovens para se elevarem ao nível da civilização atual para assim atuarem;

III. ( ) são aqueles da experiência socialmente acumulada, as mudanças históricas da profissão, o exercício profissional em diferentes escolas, a não valorização social e financeira dos professores, as dificuldades de estar diante de turmas de crianças e jovens turbulentos, em escolas precárias;

IV. ( ) são aqueles que os professores produzem no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão sobre a prática, mediatizada pela de outrem.

V. ( ) são aqueles que os professores produzem na ação, em contato com os saberes sobre a educação e sobre a pedagogia, que lhes permite encontrar instrumentos para se interrogarem e alimentarem suas práticas, confrontando-os.


A correspondência está correta em:

A

2, 3, 1, 2, 1.

B

3, 2, 1, 1, 3.

C

1, 3, 2, 3, 1.

D

2, 2, 1, 1, 3.

E

3, 2, 3, 2, 2.