O paradigma da avaliação emancipatória, proposto por Ana Maria Saul para a avaliação de programas educacionais ou sociais, “caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la. Ela está situada numa vertente político pedagógica cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionantes deterministas”. (SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.) De acordo com esta concepção, assinale a alternativa correta que apresenta o objetivo da avaliação e o papel do avaliador, respectivamente:
o objetivo é fornecer informações relevantes para quem toma decisões e o papel do avaliador é fornecer as informações para quem toma decisões.
o objetivo é determinar e justificar o mérito ou valor de uma entidade e o avaliador é quem julga este para programadores e consumidores.
o objetivo e fornecer compreensão sobre a realidade estudada em sua totalidade e o avaliador observa, descreve e interpreta a situação buscando isolar suas características significativas; delimitar os elos de causa e efeito; compreender relações entre as crenças e as práticas e entre os padrões organizacionais e respostas dos indivíduos.
O objetivo da avaliação é responder aos questionamentos básicos de um programa, principalmente, aqueles oriundos das pessoas diretamente ligadas a ele e o avaliador estrutura o estudo a partir de perguntas de negociação e seleção de alguns questionamentos sobre o programa.
O objetivo é iluminar o caminho da transformação, beneficiando audiências em termos de torná-las autodeterminadas e o avaliador coordena e orienta o trabalho avaliativo, preferentemente, ele pertence à equipe que planeja e desenvolve um programa.