Imagem de fundo

“[...] você viu a produção de Melissa? Ela fez uma releitura fantástica da obra. Eu com...

“[...] você viu a produção de Melissa? Ela fez uma releitura fantástica da obra. Eu compreendi que apoiá-la, muitas vezes, vai significar fazer com ela, até que compreenda e faça sozinha, mas isso não diminui a sua capacidade de produção e nem significa que ela não alcançou o objetivo. Ela alcançou uma parte e o processo dela é mais lento, mas ela vai dar conta, pois tem condições. E o que mais me chamou a atenção foi vê-la produzindo. Os colegas da sala também ficaram felizes com sua produção e, ao mesmo tempo, surpresos.” (Miranda, 2012).


Atualmente, a inclusão escolar é um dos princípios fundamentais dentro da transformação social. De acordo com o processo do ensino inclusivo, é INCORRETO afirmar que:

A

Mesmo que a escola tenha a presença de muitas tensões e desafios, ela pode se constituir em um espaço de conhecimento capaz de criar alternativas para a garantia de uma proposta de aprendizagem para todos os alunos.

B

Para que o professor promova a adaptação curricular de modo a assegurar o atendimento à diversidade existente em sua sala de aula, ele precisa refletir sobre o currículo proposto, questionar os conteúdos existentes e os objetivos previamente definidos e isso significa que cada professor criará um novo currículo, a partir da realidade da sua turma de alunos.

C

A educação inclusiva não deve desconhecer as diferenças, mas proporcionar recursos para o cumprimento dos objetivos escolares.

D

A inclusão educacional requer professores preparados para atuar na diversidade, que compreendam as diferenças e valorizem as potencialidades de cada aluno, de modo que o ensino favoreça a aprendizagem de todos.

E

O processo de avaliação na escola inclusiva necessita ser contínuo, portanto, deve ocorrer ao longo do processo de ensino e aprendizagem, o que significa, também, que o professor deve realizar diferentes atividades e utilizar diversos instrumentos em vários momentos.