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Em A função social da escola, Arêas afirma que “como prática social, a educação tem com...

Em A função social da escola, Arêas afirma que “como prática social, a educação tem como lócus privilegiado a escola, entendida como espaço de garantia de direitos”, sendo que “devemos trabalhar em defesa da educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos”. Nessa perspectiva, a autora afirma e defende que, entre outras ações, é indispensável à escola

A

admitir que as unidades escolares têm falhado em ensinar os alunos em virtude das carências e/ou dificuldades dos estudantes das classes populares, devendo assim suprimir o currículo e o saber sistematizado.

B

adotar visão neoliberal na qual a escola tem como função a transmissão de habilidades e competências para que as pessoas atuem competitivamente num mercado de trabalho altamente seletivo.

C

aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular); socializar o saber sistematizado e adotar uma gestão participativa no seu interior.

D

preparar os estudante para ter êxito num mercado educacional que seja, ele próprio, uma instância de seleção meritocrática, que se constitui em espaço de excelência na formação acadêmica.

E

conceber a educação como direito alienável do cidadão e promover formação do sujeito que visa ao desenvolvimento do seu papel dirigente na definição do seu destino.