Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), a organização do ensino depende de algumas condições imprescindíveis a ser propiciadas pela escola, e dentre essas condições está “o projeto pedagógico-curricular e plano de trabalho bem definidos, coerentes, com os quais os professores se sintam identificados”. São requeridas, também, disposições e condições da parte dos professores, e, segundo os autores, dentre essas condições, está ou estão:
alunos motivados e classe desorganizada, de modo que os estudantes tenham liberdade de escolher, diariamente, a proposta de atividade e o tema a ser estudado.
domínio dos conteúdos e adequação destes aos conhecimentos que o aluno já possui, a seu desenvolvimento mental, a suas características socioculturais e suas diferenças.
adoção de currículo oculto e intercultural, que prescinde o respeito à diversidade cultural e às diferentes origens sociais dos alunos, do combate ao racismo e de qualquer preconceito.
implementação do projeto pedagógico da escola elaborado exclusivamente pela gestão escolar (diretor e coordenador), que devem prever as necessidades da escola, durante a elaboração.
docente preocupado prioritariamente com as atividades de aula; recusa à avaliação externa; relações entre professores e alunos formais e regidas por regras com base no modelo burocrático de gestão.