Observe a tirinha a seguir:
O bullying é caracterizado por situações de violência repetitiva e intencional, também presente nas escolas. Há relatos frequentes de bullying nos meios de comunicação, situações que envolvem violência física e psicológica, agressões por parte de colegas, professores, comunidade escolar. Tal situação se orienta na ausência de empatia, no sentido de valores competitivos e individualistas, bem como, na complexa relação “nós” e “eles”, muito abordada por Norbert Elias em sua obra “Sociedade dos indivíduos”. Sobre a questão do preconceito, bullying e violência como cultura no ambiente educacional, assinale a alternativa verdadeira:
Os estigmas fazem parte de outra dinâmica e não estão presentes em situações específicas de violência escolar.
Na prevenção e intervenção em situações de violência nas escolas, mais especificamente o bullying, é necessário promover o diálogo que promova reflexão e reconhecimento da alteridade.
O bullying deve ser tratado na escola com medidas punitivas rigorosas e de envergonhamento e exposição dos atores que o praticam, para que possam experimentar “na própria pele”.
O bullying não deve ser levado tão a sério no contexto escolar, a mediação e envolvimento da escola fomenta a dificuldade do próprio indivíduo se colocar e se defender individualmente.
O processo de exclusão, como é o caso do bullying, é recente na história humana, resultado do estabelecimento do sistema capitalista que consolida um movimento de competição entre as pessoas.