Imagem de fundo

No Currículo Paulista – História, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6o ao 9o an...

No Currículo Paulista – História, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6o ao 9o ano, a abordagem cronológica, mais comum, foi preservada como na BNCC. Além das temáticas tradicionais – como a Antiguidade Clássica e as Guerras Mundiais –, procurou-se destacar outras temáticas.


(SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. História. Texto adaptado)


No Currículo Paulista, o destaque sobre temáticas não tradicionais recaiu sobre

A

o papel central do estado de São Paulo no processo de formação do Estado nacional brasileiro.

B

a retomada do quadripartismo histórico, com ênfase na Idade Contemporânea e a introdução da Antiguidade Tardia.

C

a prática política institucional, com a apresentação e análise da ação dos principais dirigentes paulistas.

D

o papel das mulheres, bem como do engajamento e as conquistas dos grupos marginalizados da história.

E

as múltiplas experiências dos bandeirantes e as suas heranças culturais na formação paulista.