Entende-se por tendência pedagógica “[...] as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana” (LUCKESI, 1994, p. 53). Com o tempo, as ideias sobre a finalidade da escola e as concepções de aluno e de professor passaram por mudanças e se reconfiguraram, seguindo as tendências presentes em cada período histórico. De acordo com as tendências e a presença de determinadas teorizações em cada período histórico, as práticas escolares materializam-se de maneiras diferenciadas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Uma das principais características da pedagogia liberal tradicional é a aproximação do cotidiano dos alunos e de sua realidade social, nos aspectos que se referem aos conteúdos a serem ensinados e às técnicas e metodologias didáticas a serem colocadas em prática. Na relação entre o professor e o aluno, existe a predominância da palavra do aluno (LIBÂNEO, 2002, p. 22).
Uma das principais características da pedagogia liberal renovada progressivista é que a educação é um processo interno do professor e, por esse motivo, devem ser consideradas as experiências que o professor adquire ao longo da carreira, bem como a problematização e os desafios, como estratégia didática por parte do professor
Uma das principais características da pedagogia liberal renovada não diretiva é que os principais aspectos a serem considerados na escola são as questões pedagógicas em que os alunos se encontram envolvidos, com maior grau de importância do que os aspectos sociais ou psicológicos (LIBÂNEO, 2002, p. 27).
Uma das principais características da pedagogia progressista libertadora é que a atividade escolar deve centrar-se em aulas expositivas de temas pedagógicos e em ações abstratas sobre a realidade educacional. O professor deve agir como aplicador de atividades, aquele que organiza e desenvolve os conteúdos sozinho (QUEIROZ; MOITA, 2007, p. 12).
Uma das principais características da pedagogia liberal é a ênfase que coloca nas aptidões individuais dos estudantes para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra. O aluno é visto, prioritariamente, de forma individual e independente do seu contexto. Enfatizam-se os conhecimentos e os conteúdos a serem transmitidos pelo professor.