A perspectiva pedagógica de Paulo Freire pautava-se na conscientização crítica dos educandos, partindo da contextualização dos conteúdos programáticos, considerando as experiências de vida dos alunos. Sobre essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I - Para Freire, a razão de ser da educação está na interação entre educador e educando, a partir de uma relação dialógica na qual os saberes do aluno devem ser considerados na concretização do ato pedagógico.
II - A proposta educativa de Paulo Freire, alicerçada na busca pela conscientização crítica dos alunos, defendia o diálogo horizontal entre educador e educando, reforçando as premissas do sistema educacional vigente à época.
III - Freire era contra o ensino imposto de cima para baixo, que não considerava o contexto local dos alunos e que via a educação como algo estático.
IV - A grande preocupação de Paulo Freire era demonstrar que o ato de ensinar não tem relação com as formas preestabelecidas e nem com as práticas universais do sistema tradicional de ensino
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.