Para Ilma Veiga Passos, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. “A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica” (SAVIANI, 1983, p. 93). Na dimensão pedagógica, reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. A partir desta reflexão, é correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico (PPP):
É agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
Propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
Preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supera os conflitos, buscando as relações competitivas, corporativas e autoritárias.
Busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua individualidade.
Presume a possibilidade de construção de autonomia da escola, de sua capacidade de delinear a identidade global da educação.