O sujeito e seu lugar no mundo, a habilidade sobre esta temática, segundo a BNCC no componente Geografia, para a faixa do 1 ano do ensino fundamental, contribui para que o aluno compreenda os seus lugares de vivência, relacionando-os com o seu cotidiano. Inicialmente o aluno observa sua vida, família, escola, rua, bairro, cidade etc. — a escala pode ir se ampliando sucessivamente. Na elaboração do currículo, pode-se relacionar os temas do ensino de Geografia primeiramente com o que há de mais próximo para depois incluir o mais distante. É possível explicitar as diferentes formas de moradias e indicar características que podem ser observadas — das casas, apartamentos, moradias em área urbana, rural, litorânea etc. É interessante para o aluno comparar casa e escola, diferenciar suas funções e perceber as semelhanças e as diferenças que os espaços possuem.
Sobre a temática, qual é um dos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o ensino de Geografia?
Formar cidadãos críticos e conscientes do mundo em que vivem.
Desenvolver habilidades específicas para a realização de atividades práticas.
Promover a memorização de conceitos geográficos com aplicação prática.
Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em lugares iguais.
Descrever processos imigratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira e estrangeira.