Imagem de fundo

João é professor de matemática na escola X. Quando a aula começa, ele coloca no quadro ...

João é professor de matemática na escola X. Quando a aula começa, ele coloca no quadro um resumo sobre o conteúdo de conjuntos numéricos; em seguida, pede para os alunos copiarem. Enquanto isso, faz a chamada da turma. Depois, explica o que foi colocado no quadro e pede para os alunos abrirem o livro e resolverem os exercícios da página 46. Trinta minutos depois, o professor corrige as atividades no quadro. Durante a correção, há alunos conversando, um dormindo, outro mexendo no celular e alguns acompanhando a explicação. Cinco minutos depois, toca novamente o sinal e a aula termina.

Marcos é professor de ciências na escola Y. Ele projeta uma apresentação de slides sobre o Reino Plantae para que os alunos acompanhem as explicações. Os slides são encaminhados posteriormente por e-mail. Marcos pede aos alunos que liguem seus computadores, acessem o livro digital e resolvam as questões da página 132 na próxima meia hora. Nesse período, observa-se que alguns acessam redes sociais em vez do livro digital, outros perguntam as respostas para o colega, alguns fazem a atividade conforme orientação e uns poucos entram no e-mail a fim de baixar o arquivo da aula para realizar os exercícios. Marcos projeta a correção das atividades; toca o sinal e a aula termina.


A partir do que discutem Lima e Moura (in: Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, 2015), considere os casos e assinale a alternativa correta.

A

A aula de Marcos é mais efetiva, pois os alunos são poupados da atividade mecânica do copiar e podem se voltar a seus interesses de aprendizagem, em um ambiente aberto não apenas ao conteúdo da aula, mas a outros tópicos.

B

Mesmo com dinâmicas parecidas, a inserção da tecnologia na aula de Marcos mostra seu relevante impacto, permitindo uma mudança de postura no professor, que, posteriormente, atingirá a postura dos alunos e aumentará o engajamento.

C

Do ponto de vista pedagógico, são situações similares, pois, embora na turma de Marcos a tecnologia esteja presente, as aulas são muito parecidas, com ambos os professores oradores e a individualidade dos alunos sendo desconsiderada.

D

Enquanto João representa um modelo vertical, a ação de Marcos é voltada para a tutoria de aprendizado, sendo capaz de identificar problemas e agir com foco em individualizar e personalizar o ensino.

E

A aula de Marcos é um bom exemplo de uma forma de ensinar que mistura as melhores práticas da sala de aula tradicional com ferramentas digitais personalizadas ou ajustadas às finalidades pedagógicas.