Imagem de fundo

Rosita E. Carvalho, em seu livro Educação inclusiva: com os pingos nos “is”, apresenta ...

Rosita E. Carvalho, em seu livro Educação inclusiva: com os pingos nos “is”, apresenta um capítulo – Removendo barreiras para a aprendizagem e participação na educação inclusiva – no qual discute esse tema, analisando o disposto na Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001.


A autora destaca:

A

No que tange ao apoio, indispensável aos aprendizes, a seus professores e às famílias, a barreira tem sido fazê-lo constar, não apenas como texto, mas dos projetos político-pedagógicos das escolas.

B

As barreiras para a aprendizagem e participação são decorrentes das características dos próprios alunos, que são os responsáveis por suas dificuldades e pelos desdobramentos que acarretam na prática pedagógica em sala de aula.

C

Os alunos surdos, cegos, com paralisia cerebral apresentam sempre acentuadas dificuldades de aprendizagem, o que impede a remoção das barreiras para a aprendizagem e participação.

D

Independentemente do locus das barreiras para a aprendizagem e participação, elas devem ser identificadas, apesar de serem obstáculos intransponíveis aos ideais da democratização da educação escolar de qualidade.

E

Os professores não devem ser responsáveis pela remoção de barreiras para a aprendizagem e participação de seus alunos, visto que eles enfrentam obstáculos provenientes do sistema educativo.