No Parecer CNE/CEB nº 20/2009, que trata da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, encontra-se a seguinte definição de currículo: “O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico”. Segundo o documento, tais práticas são efetivadas por meio de
interações lúdicas sucessivas e exposição sistemática à cultura local, mais acessível às crianças do que a cultura geral mais ampla, desenvolvendo a cidadania.
relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças e que afetam a construção de suas identidades.
apreensão de atitudes, conceitos, fatos e procedimentos que viabilizem a construção das aprendizagens imprescindíveis do saber fazer e especificidades da faixa etária.
propostas de faz-de-conta e de atividades imaginativas devido à inaptidão cognitiva para atividades lógicas e de raciocínio de crianças bem pequenas.
construção de habilidades sociais no contato direto com elementos da história brasileira, na relação com o brincar e o educar.