José Carlos Libâneo (2005) apresenta uma classificação,
provisória, das correntes pedagógicas contemporâneas:
racional-tecnológica, neocognivistas, sociocríticas; holísticas
e pós-modernas. Segundo o autor, a corrente racionaltecnológica
corresponde
A
aos estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência
cognitiva, associada à utilização de computadores.
Seu objetivo é buscar novos modelos e referências
para avançar na investigação sobre os processos
psicológicos e a cognição.
B
à concepção também denominada neotecnicismo, associada
a uma pedagogia a serviço da formação para
o sistema produtivo. Pressupõe a formulação de objetivos
e conteúdos, padrões de desempenho, competências
e habilidades com base em critérios científicos
e técnicos.
C
à explicação da atividade humana como processo e
resultado das vivências socioculturais compartilhadas,
que compreendem as práticas de aprendizagem
desenvolvidas em um contexto de cultura, de relações
e de conhecimento.
D
à teoria que introduz novos aportes ao estudo da
aprendizagem, do desenvolvimento, da cognição e da
inteligência, segundo a qual a aprendizagem humana
é resultado de construção mental realizada pelos sujeitos,
com base na sua ação sobre o mundo e na interação
com outros.