As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a
posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da
escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática
escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o
papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia
liberal
A
considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os
procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social
e ao cotidiano dos alunos.
B
propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista,
que o processo educativo privilegie as necessidades e os
interesses individuais para a adaptação ao meio social.
C
propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a
experiência direta do estudante sobre o meio social,
considerando-o sujeito do conhecimento.
D
considera que a função da escola é preparar os indivíduos para
o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas
vigentes na sociedade de classes.
E
subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada
progressivista/tecnicista e libertadora.