O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com
a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos
com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos
e seu uso em sala de aula, assinale a opção correta.
A
Alguns recursos ópticos, como lupas manuais, de mesa ou de
apoio, são bastante utilizados em sala de aula, apesar de
provocarem mais fadiga visual que recursos não ópticos.
B
A escolha dos recursos ópticos é feita por oftalmologistas,
sem a participação de psicopedagogos, por demandar
conhecimentos estritamente clínicos.
C
As lentes esferoprismáticas e monofocais são recursos ópticos
que otimizam o potencial da visão de longo alcance e são
adequados à leitura de livros e mapas.
D
Os alunos com baixa visão devem ser orientados a se sentar
próximo a janelas e portas, pois a iluminação natural
proporciona melhores condições para a leitura dos textos.
E
O material didático a ser utilizado em sala de aula deve ter
cores neutras e pouco contrastantes, para não interferir na
funcionalidade e adaptação de recursos ópticos.