“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.
III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.
IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.
V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.