A prática da avaliação no cotidiano escolar requer um trabalho de cooperação entre professores e alunos. Sobre avaliação, assinale a única alternativa que não apresenta um princípio que a traduz.
A avaliação não pode ser considerada um ato pedagógico isolado, mas sim um ato integrado com todas as outras atividades pedagógicas: enquanto se ensina se avalia ou enquanto se avalia se ensina.
Como instrumento de avaliação, a prova nada prova caso não seja utilizada para consolidar os pontos positivos e superar os pontos fracos de toda e qualquer etapa do processo ensino-aprendizagem.
Avaliar é a fase final do processo de ensino-aprendizagem em que se deve constatar, diagnosticar, analisar, interpretar, tomar decisões e reorganizar a maneira de trabalhar o conteúdo, já que ele é elemento substancial dos recursos cognitivos a serem mobilizados para a construção de uma competência.
A abordagem por competência inscreve as duas funções da avaliação: uma que exige a confiança e outra que opõe avaliador e avaliado em situações cooperativas, o que sugere outro clima de trabalho.