Questões de Concursos Prefeitura de Linhares - ES

Ver página Prefeitura de Linhares - ES Navegar questão a questão

Questão 441633

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 1

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Assinale a opção em que se encontram, respectivamente, os sinônimos das palavras destacadas abaixo.

  • A.

    revoltado – vitorioso – marca – estudo.

  • B.

    ) ileso – intrépido – apelido – mestre.

  • C.

    angustiado – irritado – peso – conteúdo.

  • D.

    intato – sereno – conceito – conselheiro.

  • E.

    heroicamente – destemido – formação – professor.

Questão 441634

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 2

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Na conclusão do texto, a autora aponta as principais características que deve terumeducando. São elas:

  • A.

    intuição – enfado – determinação.

  • B.

    pertinência – disciplina – didática.

  • C.

    persistência – curiosidade – interesse.

  • D.

    objetividade – liberdade – tenacidade.

  • E.

    experiência – conformismo – capacidade de articulação.

Questão 441635

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 3

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

De acordo com o que se pode depreender do texto, apenas uma das afirmativas abaixo NÃO é verdadeira.Aponte-a.

  • A.

    A dificuldade enfrentada nas aulas do professor Talvane impulsionou a autora a debruçar-se sobre os livros.

  • B.

    Conforme a autora, o currículo é pertinente para a avaliação da capacidade de um profissional.

  • C.

    Segundo o exemplo da autora do texto, às vezes o esforço compensa a dificuldade.

  • D.

    A autora sente-se insegura quanto às escolhas que fez na educação dos filhos.

  • E.

    Os direcionamentos pedagógicos se mantêm inalterados e remontam à Idade Média.

Questão 441636

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 4

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

“Acostumado às adversidades e sem alimentar autopiedade, Talvane avançava impávido pelo TERRENO ARENOSO sem maiores delongas nem explicações.”Aque se refere o termo destacado?

  • A.

    às leis da probabilidade.

  • B.

    seu humor pragmático.

  • C.

    o 2º ano do curso científico.

  • D.

    o desinteresse dos alunos.

  • E.

    à dificuldade do conteúdo.

Questão 441637

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 5

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Em: “...BATI CONTRA O MURO DOS CÁLCULOS que mais pareciam hieróglifos por uma boa hora, até que, de repente, uma epifania aconteceu.”, o termo destacado encerra uma figura de linguagem:

  • A.

    catacrese.

  • B.

    hipérbole.

  • C.

    eufemismo.

  • D.

    metonímia.

  • E.

    metáfora.

Questão 441638

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 6

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

De acordo com a norma culta da língua, em qual dos trechos abaixo a autora comete um deslize quanto à regência verbal?

  • A.

    “Encerrei meus estudos logo após o vestibular, disposta a ser atriz e não mais sentar na frente de umquadro-negro.” (parágrafo 5)

  • B.

    “Como orientá-los se não sei, ou esqueci, o caminho que fiz?” (parágrafo 3)

  • C.

    “Não lembro de como fiquei de pé, foi o acaso, o imponderável acaso quemeguiou.” (parágrafo 2)

  • D.

    “Admiro a solidez dos colégios tradicionais e gostaria de ter feito faculdade.” (parágrafo 6)

  • E.

    “Foi com o professor Talvane e a probabilidade que dimensionei o valor da palavra autodidata.” (parágrafo 13)

Questão 441639

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 7

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

“Mesmo assim, matriculei meus rebentos em instituições herdeiras da pedagogia que me educou, talvez por receio de criá-los de maneira diferente da minha” (parágrafo 6). Em relação ao que foi exposto anteriormente, esse período introduz ideia de:

  • A.

    conformidade.

  • B.

    contradição.

  • C.

    condição.

  • D.

    finalidade.

  • E.

    comparação.

Questão 441640

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 8

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Na frase “Cresci certa DE MINHA MEDIOCRIDADE.” (parágrafo 1), que função sintática exerce o termo destacado?

  • A.

    Objeto indireto.

  • B.

    Objeto direto.

  • C.

    Sujeito.

  • D.

    Predicativo.

  • E.

    Complemento nominal.

Questão 441641

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 9

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Em apenas uma das opções abaixo forma-se o plural da mesma forma que QUADRO-NEGRO.Aponte-a.

  • A.

    Guarda-roupa.

  • B.

    Alto-falante.

  • C.

    Bel-prazer.

  • D.

    Terça-feira.

  • E.

    Tico-tico.

Questão 441642

Prefeitura de Linhares - ES 2011

Cargo: Professor - Área Geografia / Questão 10

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

04 Assinale a opção em que o termo destacado foi INCORRETAMENTE substituído.

  • A.

    “ . . . não atravessei incólume AS TRANSFORMAÇÕES DA PUBERDADE.” (parágrafo 1)

    ...não as atravessei incólume.

  • B.

    “Essa é uma constatação incômoda quando se trata de educar OSFILHOS.” (parágrafo 3) Essa é uma constatação incômoda quando se trata de educá-los.

  • C.

    “...pedi AOS MÉDICOS que me dissessem o nome do colégio que haviam cursado.” (parágrafo 7)

    ...pedi-lhes que me dissessem o nome do colégio que haviam cursado.

  • D.

    “ . . .ensinar AS MOVEDIÇAS LEIS DA PROBABILIDADE a uma plateia hostil de estudantes desinteressados.” (parágrafo 10)

    ...ensinar-lhes a uma plateia hostil de estudantes desinteressados.

  • E.

    “...simplesmente não tenho O DOM...” (parágrafo 12)

    ...simplesmente não o tenho...