A intervenção de profissionais psicólogas(os) em contextos organizacionais, domínio da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), historicamente tem atendido demandas clássicas referentes aos processos de gestão de pessoas, muitas vezes circunscritas ao denominado tripé recrutamento-seleção-treinamento. Recentemente, outras práticas foram incorporadas a essa atuação, como aquelas relativas à qualidade de vida, saúde e bem-estar no trabalho, expressando uma perspectiva estratégica de atuação, ou seja, alinhada às políticas e práticas organizacionais. De acordo com Zanelli (2008), a tarefa central da POT consiste:
Em analisar e compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo complexo e em transformação, construindo estratégias que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
Em estudar o fator humano na organização e favorecer a criação de condições organizacionais e de trabalho que auxiliem na elaboração de um clima propício para que os colaboradores possam atingir suas metas de trabalho e de desenvolvimento pessoal.
No aprendizado e no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que a organização espera que seus colaboradores apresentem, através de algumas etapas, dentre elas, avaliação das necessidades, definição dos objetivos, elaboração do programa, aplicação do programa e avaliação do treinamento.
No estudo do fator humano na organização, abrangendo a atração, retenção, treinamento e motivação dos recursos humanos na empresa, assim como a criação de condições organizacionais de trabalho que auxiliem na criação de clima propício para que funcionários possam atingir suas metas de trabalho.