No livro “Compêndio de Análise Institucional e outras correntes” Baremblitt discute o conceito de transversalidade para a Análise Institucional. Sobre este conceito podemos afirmar que:
O contato entre diferentes Instituições e organizações geram fatores negativos conhecidos como transversalidades.
As diferentes Instituições, mesmo que sejam independentes, em alguns momentos podem se influenciar em instantes de contatos que podem ser positivos ou negativos, que é a transversalidade.
A transversalidade é a interpenetração de processos instituintes que ocorrem nas diferentes instituições, que nunca existem de maneira independente.
A transversalidade é a eclosão do instituído nas Instituições e organizações e que é a responsável pela materialização das práticas.
As Instituições são transvesalidades em relação às práticas dos agentes nos estabelecimentos e nas organizações.