Imagem de fundo

A implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal vertente a desinst...

A implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal vertente a desinstitucionalização com consequente desconstrução do manicômio e dos paradigmas que o sustentam. No Brasil, é fruto de vários debates entre trabalhadores de saúde mental, dentre estes: médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, como também os usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares. Profissionais de diversas áreas, como os do direito, também se engajaram no movimento da luta antimanicomial, para garantir os direitos das pessoas com transtorno mental. Com base nos estudos sobre a Reforma Psiquiátrica, considere a resposta correta:

A

A loucura sempre existiu, no entanto, a abordagem da loucura como doença e como área da psiquiatria é recente na história da humanidade, aproximadamente 200 anos, pois foi a partir do século XVIII que se principiou uma nova maneira de vivenciar a condição humana.

B

O termo desinstitucionalização tem origem no movimento italiano de reforma psiquiátrica, e segundo Paulo Amarante, alguns setores responsáveis pela saúde mental no Brasil têm entendido bem seu significado, os quais operam sem interesses conservadores ou econômicos.

C

A região norte do Brasil não apresenta deficiência na estruturação de serviços, no que se refere à saúde mental. Esta é uma realidade de outros estados, dentre eles o Rio Grande do Sul, pois este estado não apresenta avanços nas suas experiências de desinstitucionalização.

D

A reforma psiquiátrica no Brasil tem refletido de forma positiva sobre as famílias dos egressos de manicômios, pois estas estão preparadas para vivenciar o cotidiano do cuidado ao doente mental.

E

O movimento da reforma psiquiátrica defende que a desinstitucionalização é a substituição do hospital por vários cuidados externos, os quais envolvem prioritariamente questões de caráter técnico-administrativo-assistencial como a aplicação de recursos na criação de serviços substitutivos