O Teste das pirâmides coloridas de Pfister considera a hipótese de que diferentes estados emocionais são interpretados pelo aspecto formal da construção das pirâmides e pelas cores escolhidas pelo avaliado. Com base neste instrumento, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
Na análise do Teste das pirâmides coloridas de Pfister, a forma constitui um dos elementos fundamentais, pois indica as possibilidades de controle racional que um indivíduo tem sobre os afetos e as emoções.
Na análise do Teste das pirâmides coloridas de Pfister, as cores cinza, preta e branca são denominadas acromáticas, ou não espectrais. Quando estas cores são utilizadas com maior frequência, podem sugerir inibição, negação ou contenção de sentimentos.
A cor mais empregada no Teste das pirâmides coloridas de Pfister é o azul, tanto nas pesquisas mais antigas quanto nas mais recentes. Geralmente, esta cor se apresenta, no teste, em quatro tonalidades que vão da mais clara, o Az1, à mais forte, o Az4. A cor azul é considerada na análise deste teste, a cor que mais se relaciona à esfera do contato e a dos relacionamentos afetivos e sociais.
O rebaixamento da cor laranja, na análise do Teste das pirâmides coloridas de Pfister, pode revelar repressões, inibições, influenciabilidade, passividade ou submissão, quando não compensada por outros indicadores.