Imagem de fundo

A Psicologia em Diálogo com o SUS: prática profissional e...

A Psicologia em Diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica, consiste em um relatório que apresenta os dados da pesquisa realizada de janeiro a setembro de 2006 como um dos produtos contemplados no acordo de cooperação, firmado em agosto de 2005, entre a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e o Ministério da Saúde, sob a interveniência da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial de Saúde (OMS).


O referido acordo tem por norte a política de educação para o SUS (Aprender SUS) desenvolvida em parceria pelos Ministérios da Saúde e Educação, coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).


A pergunta sobre as demandas recebidas pelo profissional em seu trabalho foi uma pergunta aberta que trouxe resposta espontânea e múltipla, cujo processo de categorização deu-se a posteriori. De acordo com os resultados, a categoria que apresentou um percentual elevado como demanda de atendimento dos profissionais da Psicologia no Sistema Único de Saúde foi identificada como:


A

Problemas de aprendizagem


B

Álcool e drogas


C

Quadros depressivos


D

Transtornos psicóticos