Leia as formulações abaixo e assinale a opção INCORRETA.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, popularmente conhecido como TDAH, é definido, de acordo com o DSM-5 (APA, 2014), pela perseverante presença de desatenção e/ou hiperatividade que destoa do esperado para a fase do desenvolvimento em que a pessoa se encontra, acarretando significativo prejuízo funcional. Ele tem início na infância e seus sintomas devem se fazer presentes em mais de um ambiente.
O diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) detecta um padrão persistente de sintomas que se inicia, geralmente, no final da terceira infância e, causa significativo prejuízo escolar, social e ocupacional.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem uma prevalência maior no sexo masculino e caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos de desatenção inapropriados à idade.
As crianças e os adolescentes com TDAH, em geral, são instáveis emocionalmente, agindo de forma impulsiva e irritadiça, podendo apresentar dificuldades em participar de atividades em grupo, falhas na produtividade e prejuízos no funcionamento acadêmico e social. A sensação de inadequação, baixa autoestima e adversidades no grupo social provocam infelicidade e frustração, podendo gerar comportamentos autodestrutivos ou autopunitivos.
O diagnóstico de TDAH é confirmado uma vez que os sintomas característicos desse transtorno sejam frequentes e manifestem-se em mais de um contexto social. Ocorrendo somente em um ambiente, podem ser manifestações representativas de uma situação familiar caótica ou de um método de ensino inadequado.