Assinale a opção CORRETA.
Considerando que a psicoterapia breve psicodinâmica tem como base a Psicanálise, pode-se dizer que as propostas das técnicas psicoterápicas se apoiam em dois diferentes modelos epistemológicos, a saber: modelo pulsional estrutural (baseado na escola das relações objetais) e o modelo relacional (baseado na visão freudiana).
Simon propõe uma modalidade de psicoterapia breve que denomina psicoterapia breve operacionalizada, baseando-se na concepção estrutural de adaptação a programas preventivos no campo da Saúde Mental. O diagnóstico baseia-se na escala diagnóstica adaptativa operacionalizada (EDAO) (Simon, 1989), desenvolvida por ele com a finalidade de criar um método de avaliação diagnóstica que permita, com brevidade, fazer um levantamento da população e organizar providências para seu atendimento conforme a classificação atribuída a cada indivíduo, segundo o critério adaptativo.
A psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica breve possui origem na Psicanálise clássica, mas se diferencia desta e das psicoterapias psicanalíticas de longo-prazo por apresentar limitação no tempo e nos objetivos, planejamento de metas e critérios de término bem definidos, atenção para experiências atuais, trabalho com conflito central (foco), limitação da regressão por meio da menor atividade do terapeuta, uso de interpretações extra-transferências e outras intervenções expressivas e/ou do polo expressivo-apoio, além de uma atenção especial à aliança terapêutica e aos aspectos atuais do relacionamento paciente-terapeuta.
Entre as diversas abordagens e contextos da psicoterapia breve, tem-se a terapia familiar breve. Esse tipo de terapia é de base analítica e tem um número limitado de sessões com foco nas principais problemáticas que configuram a disfuncionalidade da família e produzem os sintomas que se apresentam como queixa. Esta modalidade de terapia teve início na década de 1960 com os estudos da Escola de Palo Alto, Califórnia ou Escola Estratégica/Centrada no Problema.
As Psicoterapias Breves Psicodinâmicas (PBPs) são assim denominadas por visarem atendimentos de curto prazo e que sigam orientações embasadas na teoria psicanalítica. Essa modalidade de psicoterapia, para ser considerada breve, deve, além de ser circunscrita no tempo, obedecer a outros critérios, como por exemplo, o estabelecimento de um foco a ser trabalhado, a definição dos objetivos a serem alcançados e a existência de um planejamento de estratégias.