A busca por atendimento psicológico Infantil vem crescendo nos últimos anos, o que exige do psicólogo um constante processo de aperfeiçoamento das diferentes metodologias de trabalho, entre estas o uso de recursos lúdicos. Diante desta realidade, marque a alternativa incorreta:
Após a resolução nº 9, de 25 de abril de 2018, o recurso lúdico deve ser usado somente na intervenção psicoterápica, cabendo, durante o processo avaliativo, o uso restrito de testes reconhecidos pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos — SATEPSI.
O jogo pode ser importante ferramenta para analisar o comportamento de atenção, quando o profissional pode verificar se a criança fica atenta aos estímulos discriminativos relevantes e se consegue manter a atenção durante o período do jogo e mesmo com eventuais distratores.
Por meio do brincar, o psicólogo pode avaliar o repertório comportamental Inicial da criança e da família, e, com essa atividade, conhecer a história de vida da criança, de forma indireta, acessando seus pensamentos e emoções, além de ter contato de forma direta com as variáveis ambientais que controlam seu comportamento.
Como jogo, o profissional pode realizar uma avaliação acerca do repertório comportamental da criança, identificando comportamentos cotidianos dela, que necessitarão de intervenção terapêutica.