Imagem de fundo

As características do Transtorno do Pânico, segundo o...

As características do Transtorno do Pânico, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014), envolvem ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos. Quanto às características e sintomas deste transtorno, assinale a alternativa correta que contém afirmativas que são Falsas (letra F) ou Verdadeiras (letra V).


I. Durante o ataque de pânico ocorrem 4 (ou mais) de 13 sintomas físicos e cognitivos, sendo que 11 destes são físicos (palpitações; sudorese; tremores; falta de ar; náusea; calafrios, entre outros) e 2 sintomas são cognitivos (medo de perder o controle ou enlouquecer, e medo de morrer).

II. O transtorno de pânico está associado a níveis altos de incapacidade social, profissional física; custos econômicos consideráveis; e ao número mais alto de consultas médicas entre os transtornos de ansiedade.

III. Ataques de pânico e diagnóstico de transtorno de pânico nos últimos 12 meses estão relacionados a uma taxa mais elevada de tentativas de suicídio e ideação suicida. Comorbidades existem no mesmo indivíduo, entre elas traumas devido ao abuso infantil e fatores de risco para suicídio.

IV. O transtorno de pânico ocorre em contextos clínicos na presença de outra psicopatologia, ou seja, os indivíduos também apresentam outros transtornos de ansiedade (com agorafobia); depressão maior; transtorno bipolar; transtorno leve por uso de álcool ou transtorno obsessivo compulsivo.

V. As preocupações acerca dos ataques de pânico ou de suas consequências geralmente relacionam-se a preocupações físicas, como a preocupação de que os ataques de pânico reflitam a presença de doenças ameaçadoras à vida (p. ex., doença cardíaca, transtorno convulsivo).


A

I - (F); II - (V); III - (F); IV - (V); V - (V)


B

I - (V); II - (F); III - (V); IV - (F); V - (V)


C

I - (V); II - (V); III - (F); IV - (F); V - (V)


D

I - (F); II - (V); III - (F); IV - (V); V - (F)


E

I- (V); II - (V); III - (V); IV - (F); V - (F)